14 de julho de 2014

Momento resenha: O Mágico de Oz - L. Frank Baum

                 O livro de hoje é O Mágico de Oz, e ele conta a história da pequenina Dorothy e seu cachorro Totó, que ao voltar para casa em que morava com seus tios no interior do Kansas, é surpreendida por um enorme tornado, que desprende a casa em sua totalidade e a leva numa viagem sem destino.
                 Ao pousar em uma terra desconhecida e estranhamente colorida, Dorothy conhece Glinda, a bruxa, que informa-a como ela acaba de matar a bruxa má do leste. A menina, ainda um pouco atordoada, recebe de presente a unica coisa que sobrou da bruxa má, seus sapatinhos de prata¹ e também, um beijo de Glinda, a bruxa, o que a protegeria durante sua viagem à Cidade das Esmeraldas, para encontrar com o magnífico Mágico de Oz (Dorothy havia sido informada que apenas esse maravilhoso mágico a ajudaria na volta para o Kansas e para os seus tios).
                 A história se desenvolve durante essa viagem e nas demais aventuras protagonizadas por Dorothy, seu cachorro Totó, e três figuras que ela conhece durante sua viagem à Cidade das Esmeraldas, o Espantalho, o Lenhador de Lata² e o Leão Covarde, e que futuramente viriam a se tornar três grandes amigos. 





Titulo: O Mágico de Oz
Autor: L. Frank Baum
Editora: Zahar
Páginas: 256
Literatura Infantil



                 A história desse livros a maioria das pessoas já conhece, devido até seu tempo de existência, e sua adaptação ao cinema e aos palcos do teatro. 
                 O Mágico de Oz é um dos clássicos da literatura infantil, e talvez por isso, eu tenha me arrastado um pouco no início, por não estar tão habituado com esse gênero na minha lista de leituras. Mas ao decorrer da narrativa, que por sinal consegue prender o leitor, a gente vai se afeiçoando cada vez mais a Dorothy, e ao Totó, sem falar dos seus amigos super engraçados, que completam com muita eficácia o toque de humor dado ao livro. 
                 Na minha opinião, essa leitura foi proveitosa até demais, porque além de uma história infantil, as aventuras da pequena Dorothy e seus amigos trazem ao leitor muito o que refletir. Faz que percebamos que não conhecemos a nós mesmos, e que é preciso a visão de alguém que não conhecemos (ou que conhecemos) para perceber algo de bom ou de ruim que possamos ter.
                 Por fim, só me resta dizer que, se você ainda não leu essa obra da literatura, leia, e o quanto antes, de preferência nessa edição belíssima da Editora Zahar, ilustrada e comentada, que é maravilhosa. 



Obrigado, e até mais! :)


¹Na adaptação para o cinema, os sapatos ganharam a cor vermelhar, e passaram a ser chamados de Sapatinho de Rubi. Isso tudo devido ao tecnicolor, pois seguindo o diretor de arte do longa, o vermelho criaria um contraste maior com a estrada de tijolinhos amarelos.
²Na adaptação, o nome dele foi mudado para Homem de Lata.




Nenhum comentário:

Postar um comentário